segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Trilogia Millennium: A menina que brincava com fogo

A menina que brincava com fogo
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras


 

Quem espera que este segundo livro da Trilogia Millennium seja uma continuação da estória do primeiro livro, está totalmente enganado. Apesar de serem os mesmos personagens e de um livro está ligado ao outro, a estória é completamente diferente. 

Agora Lisbeth Salander é milionária, graças aos acontecimentos anteriores, e utiliza seus recursos financeiros para sumir do mapa e da vida de Mikael Blomkvist, com quem teve um relacionamento amoroso e uma grande decepção. Por dois anos ela viaja pelo mundo e muda totalmente de endereço, sem deixar rastro.

Porém, ao voltar à Suécia, Lisbeth é acusada de triplo assassinato, numa trama que envolve o tráfico internacional de mulheres a nomes de pessoas importantes na Suécia, como jornalistas, agentes da Polícia Especial e do Poder Judiciário e políticos. Lisbeth, que parece ser uma mulher frágil, foge dos preceitos básicos de uma heroína que necessita de ajuda para escapar, ela sabe se defender e a hora exata de atacar e se utiliza dos seus dois maiores dons, a memória fotográfica e a ciberpirataria, para se proteger dos seus inimigos.

Mikael Blomkvist, o jornalista investigativo da Revista Millennium, que tem uma dívida do passado com Lisbeth e a conhece perfeitamente, juntamente com outros poucos amigos da heroína, não acredita nas acusações feitas à ela. Não sabe o que fazer para ajudá-la, pois não consegue encontrá-la e nem onde procurá-la. Mas, se utiliza da sua experiência como jornalista investigativo para procurar pistas que o levem à ela, enquanto a imprensa  e a polícia Suéca não medem esforços para crucificá-la de todas as maneiras.

É um livro com 607 páginas, de uma narrativa totalmente detalhista e empolgante. Os personagens e os locais são descritos com uma riqueza de detalhes que não há como não visualizar em nossas mentes. Larsson, faz com que nossas mentes reproduzam perfeitamente os lugares e as pessoas por ele descritas. Além de detalhista, é uma narrativa empolgante, que nos faz querer saber onde vai acabar tudo isso. O livro termina, mas a estória de Lisbeth não... temos que iniciar o terceiro livro imediatamente.

Para quem gosta de suspense, super recomendado!
Logo mais estarei escrevendo sobre o terceiro livro da trilogia... obrigada pela visita!

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário